Diogo Souza

Escritor e jornalista

O lado bom do caos | Reflexão | Cara do Espelho



Quem dera se a vida fosse tranquila, estável e previsível. Quem dera se nossos planos e sonhos se realizassem facilmente. A vida seria maravilhosa, não é? Mas, se quiser mesmo saber, acho que ela não seria assim tão perfeita. E digo isso sem medo de parecer o louco da autoajuda, pois que graça teria se tudo fosse simples e fácil? Com tudo dando certo, o que faríamos de novo para melhorar as coisas? Ficaríamos bem confortáveis e aconchegados em nossas rotinas perfeitas e tudo se resumiria a uma tediosa existência.

Então, desse ponto de vista, toda a instabilidade que a vida nos lança é uma coisa positiva, pois nos estimula a dar um passo adiante – ou para trás – e, desta forma, não ficarmos estagnados. O problema é que, quase sempre, as adversidades não vêm sozinhas e as coisas podem sair do controle, o que também é natural. É um processo intenso de resistência e persistência. 

Como não somos de ferro, mais cedo ou mais tarde, chega aquele momento em que cansamos. Exaustos, nos jogamos no sofá sem entender o porquê das coisas nem imaginar uma saída. Fraquejamos, é verdade, pois são tantas as pancadas e quedas – sem esquecer da ansiedade, do medo e da tristeza. Tudo girando caoticamente, como um furacão no meio da madrugada.

É preciso lembrar que, quanto mais escura a noite, mais próximo está o nascer do Sol. Tempestades passam. Nuvens se dissipam. É por isso que não podemos deixar o desespero nos dominar e o medo nos paralisar. A vida pode não estar sendo fácil e tudo estar fora de controle, mas não é fim do mundo.

É você quem decide se o caos será aquilo que te destruirá ou será a grande oportunidade para se reinventar, superar e crescer. Os sonhos são possíveis quando acreditamos e lutamos por eles. Em breve, toda a escuridão se dissipará e você superará essa longa madrugada e reencontrará a luz. Nesse momento, vai perceber que toda essa louca jornada valeu a pena.


Diogo Souza, 31 de maio de 2017